Por que algumas bijuterias deixam a pele verde?

Um dia desses estava em uma loja experimentando um anel e a vendedora, pra me convencer a levar, disse que o anel era muito bom e que não deixava os dedos verdes, ao contrário do anel de prata que ela pagou caríssimo. Então ela me perguntou: “O que será que deixa o dedo verde? Será que são as energias?”. Não, moça. Não são as energias.

Imagem retirada de musely.com

Há diferentes fatores que podem causar o aparecimento de manchas verdes, pretas e até vermelhas na pele quando usamos determinados acessórios e, acreditem, não importa o preço que você pagou pela peça. Se for metal, há chances de ocorrer uma reação com o oxigênio, com cosméticos e inclusive com substâncias ácidas presentes naturalmente em sua pele (o nível de acidez da pele – o pH – pode variar de uma pessoa para outra).

A maioria das bijuterias mais baratas é feita de ligas de cobre ou níquel. O cobre reage com o oxigênio do ar formando um composto chamado “óxido de cobre” que tem cor verde. Esse processo (oxidação) é o mesmo que causa a ferrugem em peças de ferro. Já o níquel geralmente reage com substâncias da pele causando manchas vermelhas (de irritação ou alergia).  Bijuterias banhadas e joias de ouro e prata também podem reagir com vários compostos para formar os óxidos. A prata, presente em joias de prata, em ligas com ouro e em algumas bijuterias banhadas, reage com ácidos e forma o óxido de prata que tem cor preta. Joias de ouro banhadas com ródio, o famoso ouro branco, podem deixar manchas na pele quando a proteção de ródio começar a desgastar. Por isso algumas pessoas acabam usando revestimentos alternativos (como esmalte de unhas, na foto abaixo) para evitar o desgaste dos metais com o tempo.

Imagem retirada de mythirtyspot. com

Cremes, loções, sabonetes e substâncias ácidas presentes naturalmente na pele também reagem com os metais. Por isso é recomendado que antes de aplicar qualquer produto na pele se retire os acessórios para evitar reações com o metal. No mais, as manchas pretas e verdes são inofensivas e somem assim que você parar de usar o acessório. Para evitar que elas apareçam, antes de aplicar qualquer produto em sua pele, tomar banho, nadar etc, retire as bijuterias. Outra opção é utilizar acessórios de aço inoxidável, platina, banhados em ródio ou de outros materiais que não contenham metais.

Importante: se você tiver sensibilidade a joias e bijuterias que causem manchas vermelhas ou alergia, procure um dermatologista e suspenda o uso dos acessórios.

Beijos

Uma resposta em “Por que algumas bijuterias deixam a pele verde?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s