Água micelar: a solução do momento

Hoje vou falar sobre um produto que apareceu há pouco nas lojas brasileiras, mas que existe há tempos fora do Brasil: a Água Micelar, também conhecida como demaquilante ou loção de limpeza facial.

Eu poderia parar por aqui, afinal o produto de novo não tem muita coisa. Mas o grande problema está no nome. Infelizmente esse tipo de nome fantasioso que as marcas dão para os produtos acabam ensinando conceitos incorretos sobre a composição das coisas. Um belo exemplo disso é a palavra “química”. Muitas pessoas quando pensam em química, se lembram de algo tóxico ou perigoso, porque muitas marcas associam os produtos “livres de química” com a ausência de agentes ou substâncias perigosas. Mas, se somos todos feitos de química, algo não pode estar livre dela.

No caso da água micelar o problema é um pouco mais complicado, porque no dia-a-dia não enxergamos as micelas e nas escolas pouco se estuda sobre. Mas elas são as responsáveis, por exemplo, pela remoção da sujeira em detergentes, sabões e demaquilantes. Só que para que se formem as micelas é preciso ter uma quantidade adequada de determinadas moléculas (no caso dos produtos de limpeza é o detergente) dispersas em um líquido (que pode ser a água).

As moléculas de  detergente possuem características semelhantes tanto a óleos quanto a água, então é possível fazer soluções de detergentes em água, de acordo com o princípio de que “semelhante dissolve semelhante”. Porém se você adicionar muito detergente em água, em algum momento a parte que é semelhante ao óleo não vai querer estar em contato com a água e sim em contato com a parte que é semelhante ao óleo.  Nesse momento as moléculas se organizam de maneira que só a parte que é parecida com a água fique para fora e a parte semelhante ao óleo fique para dentro. E assim se formam as micelas (figura abaixo).

Esquema simplificado de formação de uma micela. A bolinha em cada molécula representa a parte que tem afinidade com o líquido (água).

Essa estrutura além de servir como uma espécie de cápsula para substâncias que não se misturam normalmente à água (como óleos) também remove a sujeira, por exemplo, da pele.

Portanto, não se deixe enganar: praticamente TODOS OS COSMÉTICOS CONTÊM MICELAS, assim como qualquer produto de limpeza. Sem elas não seria possível remover a sujeira nem manter a solução estável por muito tempo, pois é a estrutura das micelas que permite que as moléculas de óleos permaneçam na água sem que se formem duas fases diferentes (já que água e óleo não se misturam muito bem).

Então, por mais que o nome Água Micelar dê a impressão de ser algo inovador e milagroso, nada mais é do que o bom e velho demaquilante que podemos comprar em qualquer lojinha da esquina. Uma das diferenças é que não é preciso agitar antes de usar, ao contrário dos demaquilantes bifásicos, pois nas “águas micelares” a fase oleosa que não se mistura com a água já está protegida pelas micelas. Nos demaquilantes bifásicos isso acontece quando você agita e “força” a parte oleosa a se misturar com a água, formando as micelas a partir da agitação. Outra vantagem é que, por ter menos óleo, não é preciso lavar após o uso, assim ganhamos um pouco de tempo na hora da limpeza facial.

Claro que se você gosta do produto e ele te faz bem não há nenhum problema em comprá-lo. Mas se você está sem muita grana e um produto parece ser melhor por causa do nome ou da embalagem, compare o rótulo com outras marcas em busca de ingredientes similares e você pode se surpreender com aquele produto mais “feinho” da farmácia da região. E principalmente: não se deixe enganar pelos nomes e embalagens coloridas e leia atentamente os rótulos se você tiver mais do que uma opção.

Deixem seus comentários sobre essa postagem contando o que acharam ou se já testaram algum produto vendido como “água micelar” e como foi sua experiência. Não esqueçam de compartilhar a publicação e curtir a página do blog no facebook para ficar por dentro das novidades.

Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s