Seu batom pode ter chumbo!

Não é de hoje que ouvimos preocupações a respeito dos níveis de chumbo na composição de batons e como isso pode ser prejudicial à saúde. Pensando nisso, uma dupla de químicos cosméticos dos Estados Unidos resolveu fazer um cálculo para saber se a quantidade de chumbo presente nos batons pode causar algum dano conforme o uso.

Observação: As informações a seguir foram traduzidas do blog The Beauty Brains e ao longo do texto indico as fontes de pesquisa que eles utilizaram para construir as hipóteses (é só clicar na parte do texto onde indico a fonte para acessar as informações).

A. Quanto de chumbo é adicionado ao seu corpo pelo batom?

Supondo:

  1. Que o batom com a maior quantidade de chumbo na composição, nesse caso a cor Pink Petal da Maybelline, contém 7,19 microgramas de chumbo por 1 grama de batom (1 micrograma equivale a 1 parte em 1 milhão de gramas). Fonte: U.S. Food and Drugs Administration
  2. Que você aplique esse batom 5 vezes ao dia (Fonte: Snopes.com).
  3. Que a cada aplicação fique 7,30 microgramas de batom em sua boca (Fonte: Snopes.com).
  4. Que você engula todo o batom aplicado (o que sabemos que não acontece de verdade, pois uma boa parte do batom acaba indo parar em guardanapos, copos, xícaras, etc. Mas essa hipótese é feita assumindo o pior caso possível).

A partir desses cálculos, você estaria ingerindo 0,3 microgramas de chumbo por dia. Ok, mas isso é perigoso ou não?

B. Ingerir 0,3 microgramas de chumbo por dia é considerado perigoso?

Supondo:

  1. Que todo o chumbo ingerido com o batom fosse levado ao sangue. Essa hipótese é bastante exagerada, porque o chumbo não é colocado no batom em “pedacinhos”. Ele é, na verdade, parte da molécula responsável pelo pigmento e retirá-lo dessa molécula não é uma tarefa fácil nem mesmo para o nosso organismo. Mas, no pior caso possível, vamos dizer que todo chumbo (0,3 microgramas) vai parar no sangue (Fonte: Journal of Cosmetic Science).
  2. Que um adulto saudável de aproximadamente 1,70 m e 60 kg tenha em seu sangue 53,5 microgramas de chumbo por exposição a esse metal (valor considerado como sendo a média normal pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, Fonte).
  3. Que valores ACIMA de 382 microgramas de chumbo são alarmantes em um adulto saudável de 1,70m e 60 kg (ou 1,4 microgramas de chumbo para cada decilitro de sangue). Fonte: Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.

Assim, você precisa ingerir 15 tubos do tal batom para que o nível diário de chumbo em seu organismo chegue (talvez) a 382 microgramas, já que em um tubo você poderia chegar a ingerir 0,3 microgramas se aplicasse o batom 5 vezes ao dia.

C. Quanto de chumbo se acumula no organismo ao longo do tempo?

Supondo:

  1. Que a cada dia 0,3 microgramas de chumbo vá parar no seu sangue
  2. Que o corpo elimina naturalmente cerca de 35 microgramas de chumbo por dia

Não haverá alteração no nível de chumbo em seu sangue por conta do batom sozinho, pois a quantidade que você pode acabar ingerindo com o batom é muito menor do que a quantidade que seu organismo elimina por dia.

Nota do The Beauty Brains:

“Mesmo assumindo que você use batom excessivamente, a quantidade diária de uso aumenta muito pouco o nível de chumbo em seu sangue. Com o passar do tempo, seu corpo elimina muito mais chumbo do que você ingere pelo batom. Envenenamento por chumbo por outras fontes é um problema MUITO SÉRIO (principalmente em crianças), mas pessoas que não estejam grávidas ou amamentando não têm que se preocupar com envenenamento por chumbo por causa do batom.

Nós (do The Beauty Brains) somos químicos cosméticos e não toxologistas e convidamos qualquer um com conhecimento adicional sobre o assunto para checar nossos cálculos e hipóteses. Ficaremos felizes em atualizar esse artigo se surgir algo novo.”

E aí, pessoal, o que acharam dessas informações? Se sentem mais seguros em usar batons que contenham chumbo ou ainda têm algum receio? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos!

Beijos e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s